terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Conscientização no Lugar de Punição!

Na primeira semana de dezembro de 2010 ocorreu uma reunião entre Estudantes de Veterinária, a Direção do HV e a Direção do Campus para se discutir a respeito de uma Resolução que entraria em vigor nesse mesmo mês, a resolução coloca um fim a permanência de cachorros soltos no campus com uma medida um tanto quanto drástica por parte do H.V, a medida permite que animais soltos no campus sejam recolhidos e que seja cobrada uma taxa de internamento de R$ 35,00 por dia até que o dono do animal apareça, até ai tudo bem, porém não é só isso, após um periodo determinado de 3 a 5 dias caso o dono não apareça o animal recolhido seria Eutanasiado. Para que todos entendam há algum tempo atrás ocorreu um episódio que foi marcante para por em prática a resolução, algumas ovelhas foram esquecidas na pastagem a noite quando alguns cães, que vivem rodeando o campus e recebendo alimentação e água dos alunos, atacaram e mataram algumas ovelhas, após esse episódio a medida de eutanasiar animais soltos pelo campus foi colocada novamente em discussão. 

Após algumas reuniões entre membros do CAvet e outros alunos interessados no assunto levantou-se a idéia de marcar uma conversa com a direção do HV para discutir o projeto de conscientização, conversando com os alunos alertando para que não levem seus animais para o campus e prendram seus cachorros na segurança de casa, pois alguns alunos, principalmente de veterinária, não sabem, ou esquecem, que é ruim para o seu animal ficar solto pelos arredores do campus, estando sujeitos a pegar doenças,  a atropelamentos e também tem-se o problema de os cachorros soltos atazanarem, falando assim numa linguagem bem popular, a vida dos animais que estão internados no HV e que precisam de um ambiente calmo para seus tratamentos. Conversa vai conversa vem chegamos a um acordo, vamos nos responsabilizar em fazer a conscientização dos alunos, e para isso temos um prazo de até o final do primeiro semestre de 2011 para trabalhar com os alunos. A idéia é acabar com essa história de ficar levando cachorro para passear na faculdade e no R.U, temos que mudar nossas atitudes para termos um resultado positivo para todos, o acordo feito excluí a possibilidade de ocorrer eutanásia por tal motivo neste próximo semestre, porém nao excluí a cobrança de internamento para cachorros pegos soltos pelo campus.
Para as férias um outro acordo foi feito, o CAvet vai bancar a ração dos cachorros apreendidos nas férias, principalmente os 3 que atacaram as ovelhas caso apareçam, no começo do ano de 2011 pretendemos fazer uma feira de doação para os animais pegos sem dono e então começa a campanha.
Assim que surgirem novidades eu posto mais.




2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa meninos! Enfim o nosso curso está se organizando nesse sentido!
    E bem interessante tbm esse post sobre os animais soltos... Algumas pessoas acham que animais vagando pela rua e pelo campus mesmo tendo dono são parte do nosso dia-a-dia e que não há problema algum. Eu mesma nunca tinha prestado atenção no fato até o acontecido com as ovelhas. Elas são sim animais de produção que podem ser "repostos", mas se esse tipo de situação pode ser evitada com medidas simples de segurança adotadas pelos donos por que não??
    É isso aí, sempre que puder vou dar uma passada por aqui
    abraço!
    Babi

    ResponderExcluir
  2. Bem nessa Babi,
    O que nós acreditamos é que com um processo de conscientização, sobre algo que já deveria estar intrínseco na cabeça da galera, nós vamos conseguir diminuir o número de animais soltos pelo campus e assim quem sabe extinguir essa resolução que permite a eutanásia dos animais.
    Muitos alunos pensam apenas pelo lado do cão que vai ser eutanasiado, mas não é só isso, temos também que ver que esses cães soltos pelo campus atrapalham o tratamento de todos os outros animais que estão ali seja com algum problema de saúde, seja fêmeas prenhas ou com cria ao pé, a presença dos cães é inadimicivel e nada, absolutamente nada, explica ou justifica a presença diária desses animais.

    Att. Gabriel

    ResponderExcluir