quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Metas do PNE 2011/2020

Conheça as metas que compõem o Plano Nacional de Educação 2011-2020:

Meta 1: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos, e ampliar, até 2020, a oferta de educação infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos.

Meta 2: Criar mecanismos para o acompanhamento individual de cada estudante do ensino fundamental.

Meta 3: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até 2020, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%, nesta faixa etária.

Meta 4: Universalizar, para a população de 4 a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino.

Meta 5: Alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os 8 anos de idade.

Meta 6: Oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica.

Meta 7: Atingir as médias nacionais para o Ideb já previstas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Meta 8: Elevar a escolaridade média da população de 18 a 24 anos de modo a alcançar mínimo de 12 anos de estudo para as populações do campo, da região de menor escolaridade no País e dos 25% mais pobres, bem como igualar a escolaridade média entre negros e não negros, com vistas à redução da desigualdade educacional.

Meta 9: Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e erradicar, até 2020, o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional.

Meta 10: Oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos na forma integrada à educação profissional nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.

Meta 11: Duplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta.

*Meta 12: Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurando a qualidade da oferta.

*Meta 13: Elevar a qualidade da educação superior pela ampliação da atuação de mestres e doutores nas instituições de educação superior para 75%, no mínimo, do corpo docente em efetivo exercício, sendo, do total, 35% doutores. 7 estratégias.

*Meta 14: Elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu de modo a atingir a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores. 9 estratégias.

Meta 15: Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios, que todos os professores da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam.

Meta 16: Formar 50% dos professores da educação básica em nível de pós-graduação lato e stricto sensu, garantir a todos formação continuada em sua área de atuação.

Meta 17: Valorizar o magistério público da educação básica a fim de aproximar o rendimento médio do profissional do magistério com mais de onze anos de escolaridade do rendimento médio dos demais profissionais com escolaridade equivalente.

Meta 18: Assegurar, no prazo de dois anos, a existência de planos de carreira para os profissionais do magistério em todos os sistemas de ensino.

Meta 19: Garantir, mediante lei específica aprovada no âmbito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a nomeação comissionada de diretores de escola vinculada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à participação da comunidade escolar.

**Meta 20: Ampliar progressivamente o investimento público em educação até atingir, no mínimo, o patamar de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do País.

Só no Brasil!

Mais uma palhaçada foi colocada em cartaz pelo circo da política brasileira, desta vez o mais que conhecido, por inumeras acusações, Paulo Maluf(PP-SP) foi "liberado" da condenação para poder ser diplomado como Deputado Federal, pra quem não lembra Maluf ganhou nas eleições para deputado mas havia perdido o direito de exercer o cargo devido a lei do ficha limpa, que impede candidatos a se elegerem tendo sido acusados em algum processo judicial político, segue a matéria publicada hoje pelo site  http://www.msn.com/.

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Marco Aurélio Mello concedeu hoje uma liminar que garante ao deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) o direito de ser diplomado para um novo mandato na Câmara. Na decisão, Marco Aurélio levou em conta o fato de o Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo ter anulado no início da semana uma condenação que existia contra o deputado.
Antes da decisão do TJ, Maluf era considerado um político 'ficha-suja', já que tinha sido condenado num processo em que foi acusado de improbidade e fraude à licitação na aquisição de frangos no período em que ele foi prefeito de São Paulo.
'As idas e vindas no campo eleitoral geram sempre perplexidade. No entanto, o que incumbe perceber é que o motivo do indeferimento do registro já não subsiste, ante a decisão prolatada pela Sétima Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (que absolveu Maluf)', afirmou o ministro, no despacho. 'Havendo sido alcançada a vitória pelo ora autor - presentes o quociente eleitoral e o partidário -, que se concretize a cabível diplomação.'

(foto: revistaepoca.globo.com)

O que é mais incrivel é que tem pessoas que votam nesse tipo de político, mesmo sabendo que ele é um colecionador de acusações e que só não está preso por que a Justiça Brasileira só penaliza os pobres, mais um exemplo, de novo dele, de como a justiça favorece quem tem influência.


Espaço Cultural!

Hoje para complementar um pouco mais o nosso "Espaço Cultural" vou colocar a letra de uma das canções de Chico Buarque que criticam a ditadura e é uma carta em forma de música, uma carta musicada que ele fez em homenagem ao Augusto Boal, que vivia no exílio, quando o Brasil ainda vivia sob a ditadura militar.
A canção se chama Meu Caro Amigo e foi dirigida a Boal, que na época estava exilado em Lisboa. A canção foi lançada originalmente num disco de título quase igual, chamado Meus Caros Amigos, do ano de 1976.

 

 

Meu Caro Amigo

Composição: Chico Buarque / Francis Hime

 
Meu caro amigo me perdoe, por favor
Se eu não lhe faço uma visita
Mas como agora apareceu um portador
Mando notícias nessa fita
Aqui na terra tão jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll
Uns dias chove, noutros dias bate sol
Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta
Muita mutreta pra levar a situação
Que a gente vai levando de teimoso e de pirraça
E a gente vai tomando e também sem a cachaça
Ninguém segura esse rojão
Meu caro amigo eu não pretendo provocar
Nem atiçar suas saudades
Mas acontece que não posso me furtar
A lhe contar as novidades
Aqui na terra tão jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll
Uns dias chove, noutros dias bate sol
Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta
É pirueta pra cavar o ganha-pão
Que a gente vai cavando só de birra, só de sarro
E a gente vai fumando que, também, sem um cigarro
Ninguém segura esse rojão
Meu caro amigo eu quis até telefonar
Mas a tarifa não tem graça
Eu ando aflito pra fazer você ficar
A par de tudo que se passa
Aqui na terra tão jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll
Uns dias chove, noutros dias bate sol
Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta
Muita careta pra engolir a transação
E a gente tá engolindo cada sapo no caminho
E a gente vai se amando que, também, sem um carinho
Ninguém segura esse rojão
Meu caro amigo eu bem queria lhe escrever
Mas o correio andou arisco
Se me permitem, vou tentar lhe remeter
Notícias frescas nesse disco
Aqui na terra tão jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll
Uns dias chove, noutros dias bate sol
Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta
A Marieta manda um beijo para os seus
Um beijo na família, na Cecília e nas crianças
O Francis aproveita pra também mandar lembranças
A todo o pessoal, Adeus!

Férias.



(fonte: http://leocrash.wordpress.com)

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

$ O Negócio é Multar! $

Ai vai mais uma crítica a nossa cidade maravilhosa, Palotina. No site  famepi.com.br encontrei um texto que falava sobre segurança pública e claro não pude deixar de pensar na situação que nós da comunidade acadêmica  que moram nos arredores do campus passamos. Nós só vemos carros da policia aqui em nosso bairro aos finais de semana, claaro amigos, isso tem uma justificativa muito simples, para arrancadar dinheiro dos estudantes. Não estou falando de milicias nem nada parecido com o que acontece nas favelas do rio, estou falando das inumeras multas aplicadas a estudantes nesse final de ano devido a festas. Puuta que o Pariuu!!!!! Festas fazem parte da formação universitária, a administração pública precisa aceitar e parar com essa besteira.


 (fonte: www.famepi.com.br)


Nossa indignação não é só pelo fato da policia "passar" aqui pelo bairro apenas quando tem alguma festa para acabar, mas também pelo abuso de poder que os policiais aqui dessa cidade "acham" que tem, sem nenhuma autorização entram em nossas casas, xingam as pessoas e agem com uma estupidez só conhecida na imagem de BANDIDOS. Queremos ser tratados como cidadões que pagam impostos e tem direitos e deveres como todos, afinal a presença da universidade é uma dos maiores rendas da cidade e mesmo assim somos esquecidos pelos órgãos públicos que agem com preconceito para com os estudantes vindos de fora e que moram em repúblicas, nós queremos que os arredores do campus, principalmente o bairro Jardim Dallas, seja visto como um bairro UNIVERSITÁRIO favorecendo desta forma a moradia para estudantes, assunto que logo vou postar a respeito, e também alterando o rigor das leis a respeito de festas, algo que nós estudantes NECESSITAMOS.




Por hora, fico por aqui...




terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Conscientização no Lugar de Punição!

Na primeira semana de dezembro de 2010 ocorreu uma reunião entre Estudantes de Veterinária, a Direção do HV e a Direção do Campus para se discutir a respeito de uma Resolução que entraria em vigor nesse mesmo mês, a resolução coloca um fim a permanência de cachorros soltos no campus com uma medida um tanto quanto drástica por parte do H.V, a medida permite que animais soltos no campus sejam recolhidos e que seja cobrada uma taxa de internamento de R$ 35,00 por dia até que o dono do animal apareça, até ai tudo bem, porém não é só isso, após um periodo determinado de 3 a 5 dias caso o dono não apareça o animal recolhido seria Eutanasiado. Para que todos entendam há algum tempo atrás ocorreu um episódio que foi marcante para por em prática a resolução, algumas ovelhas foram esquecidas na pastagem a noite quando alguns cães, que vivem rodeando o campus e recebendo alimentação e água dos alunos, atacaram e mataram algumas ovelhas, após esse episódio a medida de eutanasiar animais soltos pelo campus foi colocada novamente em discussão. 

Após algumas reuniões entre membros do CAvet e outros alunos interessados no assunto levantou-se a idéia de marcar uma conversa com a direção do HV para discutir o projeto de conscientização, conversando com os alunos alertando para que não levem seus animais para o campus e prendram seus cachorros na segurança de casa, pois alguns alunos, principalmente de veterinária, não sabem, ou esquecem, que é ruim para o seu animal ficar solto pelos arredores do campus, estando sujeitos a pegar doenças,  a atropelamentos e também tem-se o problema de os cachorros soltos atazanarem, falando assim numa linguagem bem popular, a vida dos animais que estão internados no HV e que precisam de um ambiente calmo para seus tratamentos. Conversa vai conversa vem chegamos a um acordo, vamos nos responsabilizar em fazer a conscientização dos alunos, e para isso temos um prazo de até o final do primeiro semestre de 2011 para trabalhar com os alunos. A idéia é acabar com essa história de ficar levando cachorro para passear na faculdade e no R.U, temos que mudar nossas atitudes para termos um resultado positivo para todos, o acordo feito excluí a possibilidade de ocorrer eutanásia por tal motivo neste próximo semestre, porém nao excluí a cobrança de internamento para cachorros pegos soltos pelo campus.
Para as férias um outro acordo foi feito, o CAvet vai bancar a ração dos cachorros apreendidos nas férias, principalmente os 3 que atacaram as ovelhas caso apareçam, no começo do ano de 2011 pretendemos fazer uma feira de doação para os animais pegos sem dono e então começa a campanha.
Assim que surgirem novidades eu posto mais.




Espaço Cultural!

Para acrescentar a nossa biblioteca de filmes brasileiros aqui no Espaço Cultural, vou postar um filme indicado pelo Grilo, Tapete Vermelho, o filme retrata muito bem o caípira do nosso país, não o figurativo usado em piadas, como burro, mas sim um caípira pensante que faz de tudo para conseguir realizar o prometido a seu filho, como todo bom brasileiro, segue a sinópse do filme em seguida. Quinzinho (Matheus Nachtergaele) tem uma promessa a cumprir: levar seu filho, Neco (Vinícius Miranda), à cidade para assistir a um filme do Mazzaropi. Eles moram num pequeno sítio no interior de São Paulo. Nessa verdadeira odisséia por cidades do interior paulista, ele também leva sua esposa Zulmira (Gorete Milagres), que parte a contragosto, e o burro Policarpo. Na jornada, eles encontram peculiaridades regionais e passam por situações mágicas, relacionadas à crendice popular.





Tamanho: 578 MB
Formato: DVDRip/Rmvb
Idioma: Português
Lançamento: 2006

Download: 
www.megaupload.com/?d=A7KWRWQI


E para completar essa postagem ainda vou acrescentar uma raridade que encontrei na internet e que cabe certinho nesse post, um filme lançado em 1960 e que foi muito importante para o desenvolvimento do cinema nacional, segue a sinópse. Jeca é um roceiro preguiçoso de dar dó, mas esta preguiça está com os dias contados, pois seu ranchinho está ameaçado pela ganância de latifundiários sem coração. Agora ele vai usar todo seu jeito matreiro para conseguir seu cantinho de terra. Um clássico da filmografia de Mazzaropi.





Tamanho: 698 MB
Formato: DVDRmz/Avi
Idioma: Portugues
Lançamento: 1960

Download:
www.megaupload.com/?d=MHC4NK88


Até mais....

Bancos em Palotina.

Navegando pela internet encontrei um site, (http://www.matutando.com/), com algumas criticas bem politizadas, entre elas vi uma charge que cabe bem ao publico palotinense, principalmente nós estudantes que viemos de outra cidade e usamos os caixas eletronicos dos bancos, que numca estragam e são tão bem cuidados aqui na nossa cidade.

Espaço Cultural!

Dae galera,


Para começar o "Espaço Cultural" vamos indicar um filme brasileiro lançado em 2005, uma comédia com o nome de Árido Movie, o filme narra a trajetória de Jonas, que, desgarrado da família desde pequeno, é apresentador da previsão do tempo em um canal de televisão em São Paulo. O inesperado assassinato do pai obriga-o a fazer uma jornada de retorno as suas origens. Mas, Jonas desconhece o verdadeiro motivo de sua volta, solicitada pela avó, Dona Carmo, que escolhe-o para vingar a morte do pai e lavar a honra da família. Ao chegar a Rocha, sua cidade natal, Jonas encontra um clima de vingança pairando no ar. O enterro do seu pai é carregado de emoções dúbias. É aí que Jonas descobre o seu infortúnio: o peso de ser o herdeiro de uma realidade que já julgava não ser mais a sua. E nessa trama segue esse filmaço que indicamos hoje aqui no blog e que vai mudar a ideia de muita gente, afinal muitas pessoas acabam diminuindo nosso cinema por não se conhecer bem o acervo nacional.

Áudio: Português
Tamanho: 650MB
Download:
www.megaupload.com/?d=WKXGO56S







Até a próxima!