Bom galera, o grupo Por uma Mão na Roda já esta trabalhando, e nesse começo de 2011 o CAVET foi até o Rio de Janeiro para participar do 13º Congresso Nacional das Entidades de Base (CONEB) organizado pela União Nacional do Estudantes (UNE).
O congresso é um espaço onde os estudantes tem a chance de participar de discussões sobre a politica brasileira, debatendo sobre novas ideias e também traçando novos planos de luta para o próximo período.
Neste ano o congresso funcionou da seguinte forma, vários estudantes se concentraram na cidade do Rio, conforme sua força politica ou no alojamento maior que a UNE organizou no campus da UFRJ (fundão), fiquei junto com a galera da oposição de esquerda fora do campus da UFRJ, nesse espaço além de servir de alojamento foi também onde rolaram reuniões de alguns coletivos da mesma força. O congresso rolou no fundão onde durante o dia inteiro rolavam vários debates e onde os estudantes se reuniam.
Os debates aconteciam de forma simultanea em várias salas, estas sempre abarrotadas de alunos, alguns sentados em cadeiras outros em pé ou ouvindo da porta. Na verdade o que foi visto mesmo não foi exatamente um debate e sim convidados governistas fazendo um discurso politico e posteriormente algumas intervenções de alunos, que criticavam em sua maioria as posturas da UNE e sugerindo mudanças, seguindo com um discurso rápido dos governistas para finalizar. A forma como a UNE organizou a programação foi incrivelmente ruim favorecendo a fala dos convidados e não a expressão dos estudantes.
No ultimo dia seguindo a programação ocorreu uma plenária final no Maracanãzinho, as forças de esquerda fizeram nesse mesmo dia um ato que saiu da UERJ em direção ao Maracanãzinho para protestar e mobilizar os estudantes a irem para as ruas para lutar contra a forma como a plenária final estava acontecendo e como o governo lida com a educação no país mostrando que o movimento estudantil vive e que cresce a cada dia tendo mais opnião nas decisões do nosso país.